Dezesseis universidades convidadas participaram do lançamento da categoria no TUES

 

Os fãs de futebol podem comemorar: FIFA 17 é a mais nova categoria do Torneio Universitário de eSports. Para lançar o novidade, convidamos dezesseis universidades veteranas para participar de um amistoso do jogo no PS4. O desafio aconteceu no dia 09 de julho e foi transmitido na Twitch, alcançando 42820 visualizações. A narração foi por conta dos streamers Axt e Jovirone.

Em um misto de nervosismo, companheirismo e descontração, os jogadores colocaram suas habilidades à prova. O grupo era formado por novatos dos torneios de esports que, mesmo em seu primeira competição, mostraram proficiência no jogo e respeito aos competidores. “Estou confiante, respeitando os adversários, porque sei que tem muito adversário forte ai”, disse EdMago, da EEL USP Lorena. “Estou na briga, diz o lema da EEL: se ganhar, foi sem querer!”. As atléticas participantes foram PucCamp Cardinals, Inatel e-Sports, UFABC Storm, AAAETA, DATEM e-Sports, AAA FGV, UESL, AAAKI Mad Ants, AAASE e-Sports, DASI USP, AAAIX EEL USP Lorena, Atlética UFSCAR Sorocaba, AAA Fecap, Atlética Leão XIII Fea-Puc, AAA XI Agosto USP e AAAMAT.

Os jogadores aproveitaram o aquecimento para socializar com seus adversários (Foto: Kiroy Produtora)

A fase de grupos classificou os destaques da competição – todos com duas vitórias ou mais. As quartas de final foram equilibradas e acirradas, deixando pouco espaço para erros. Mesmo com a ansiedade entre os jogadores, o clima da competição foi de descontração graças à narração irrevente e espontânea de Axt “Bueno” e Jovirone “Grande”. Pouco a pouco, a possibilidade de um confronto entre os irmão Rodrigo “Saraivada” Saraiva, da UFABC Storm, e Felipe “Semrraivas” Saraiva, da UESL, algo que estava sendo comentado durante o torneio, foi se tornando mais real. Não deu outra: os irmãos Saraiva sairam vitoriosos das semifinais e tiveram de se enfrentar na final. “Vai ser complicado…é meu irmão!”, brincou Semrraivas antes do jogo. Ele também salientou o fato de que o irmão conhece todas as suas jogadas, assim como ele conhece as dele. “Além da gente sempre jogar junto, vai ser um jogo difícil porque agora estamos em um torneio, a galera toda tá vendo, então bate um nervosismo”.

 

UFABC vs Unicamp, Saraivada e Semrraivas, se enfrentaram na final (Foto: Kiroy Produtora)

A grande final foi pontuada por previsões de dribles e interceptações de bola, aos quais a plateia assistiu em silêncio e expectativa. Ficou claro que ambos os jogadores conheciam muito bem o jogo um do outro. A partida se manteve equilibrada até que, no segundo tempo do primeiro jogo, Saraivada abriu o placar. Depois disso, nada freou o representante da UFABC: ele marcou mais três gols nos últimos 15 minutos de partida, fechando o placar em 4×1. Mesmo tendo vantagem, Saraivada não abaixou a bola: “Eu conheço meu irmão, ele consegue muito bem virar o jogo. Vou jogar a próxima partida como se estivesse no zero a zero”, disse. Semrraivas começou o segundo jogo com domínio de campo e avanço para cima do irmão, tendo a torcida à seu favor. A cada gol do jogador da Unicamp, a plateia vibrava, comemorando com “olas” e aplausos. A energia da torcida não conseguiu espantar a tempestade, e o tempo fechou – a UFABC Storm venceu o confronto com placar final de 6×2. Além de levar o troféu para casa, Saraivada garantiu, junto com Semrraivas, uma vaga para o 2º Split do TUES.

Perdeu o espetáculo? Não tem problema, o desafio completo está disponível na twitch.tv/tuesport!

 

Confira as fotos do evento e os quadros de classificação de grupos e eliminatória abaixo: